sexta-feira, 25 de setembro de 2015

TIC Castanhal 2015 - Unidade II

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
8ª UNIDADE REGIONAL DE ENSINO
CURSO; TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
TURMA: TICS CASTANHAL 2015

UNIDADE II

INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

Atividade 2.1: Abra o documento “O que é hipertexto”, na página da Wikipédia, sobre hipertexto que fica em http://pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto. Ele será aberto no navegador de internet do seu computador.

Atividade 2.2 : O que é hipertexto?

Elabore uma conceituação sua sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora.
A proposta é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua. Procure, nas várias páginas que leu, alguns trechos pequenos que, em sua opinião, expressam de forma clara o que é um hipertexto. Poste-o  no tema “Coisas importantes e significativas” com o nome unidade2_2_hipertexto_seunome.

Atividade 2.3: Conhecendo e comentando trabalhos dos colegas.
1. Vá à Portifólio, e leia trabalhos de seus colegas em “Obter arquivo”.
2. Os trabalhos devem ser todos curtos, pois esta era a orientação. Muitos terão copiado textos semelhantes, alguns talvez se pareçam com o seu trabalho. Tudo bem, a ideia é mesmo que o grupo caminhe para a construção de alguns consensos sobre o que é um hipertexto.
3- Escolha 2 trabalhos que apresentem algo que lhe pareça interessante e faça comentários no FÓRUM “Comentando trabalhos dos colegas”, dizendo por que chamaram a sua atenção para que os próximos leitores possam compartilhar de suas observações. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com observações de muitos. Mas não se alongue, faça comentários breves, para que possam ser lidos rapidamente.
4- Leia os comentários dos colegas. Se achar cabível, amplie ou replique os comentários, ou modifique alguma coisa em seu texto original e reenvie seu trabalho Aproveite os comentários de seus colegas para tornar seu (hiper) documento ainda melhor.

Atividade 2.4: Criando um portifólio em hipertexto, o seu hiper-portifólio.
Você vai criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. Mas nem tudo ficará nessa página. Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre tudo que produzir e colocará links para essas produções. Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido. Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar e cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, esta coleção de documentos será o seu portifólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu, as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas e etc. Salvar em Portifólio com o título: Atividade 1.4 Meu portifólioseunome.


Atividade 2.5: Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
1-O cursista terá que montar um grupo de trabalho de(duplas ou trios), com professores que tenham a possibilidade de se encontrar frequentemente e interesses similares e escolher temas relacionados a hipertextos com os quais gostariam de trabalhar.
2- Escolhida a dupla, planeje uma atividade para ser trabalhada com os alunos em que se use alguns dos recursos que tratamos nas atividades anteriores.
Ex: Criação de páginas pessoais com links para coisas que tenham interesse na internet; navegação e pesquisa na Internet.
3- Publique Portifólio com o tema: “Planejando atividade com hipertexto” com o nome unidade2_ativ5_ seu nome.
4- No FÓRUM – “Análise dos trabalhos dos colegas”, cada grupo deverá analisar o trabalho de uma outra dupla.
5- Cada grupo deverá experimentar a atividade com seus alunos. Não se esqueça de incluir na sua página inicial do portfólio. (Esta atividade será apresentada no encontro presencial).

Atividade 2.6: Execução da atividade planejada
O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla (ou os outros professores do trio) deve estar em sala como observador, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam. Os Registros serão feitos na próxima atividade.

Atividade 2.7: O registro digital da experiência
Este registro pode ser um texto, um documento multimídia ou um hiperdocumento e deverá integrar o Portfólio de cada cursista. Se puderem, façam ligações (links) deste trabalho para os que seus alunos produziram. Relatem todo o processo.
Observe no link no blog quais os pontos a constar no registro descritivo do projeto.
Feito o registro digital, passem ao slide: ter feito o registro digital vai ajudar bastante na tarefa.
1- Publique em Portifólio. tema: “Registro digital da experiência”. Com o nome atividade 2.7 e também no Portal do Professor.

Atividade 2.8: Momento presencial
Apresentar para os colegas no encontro presencial a experiência desenvolvida.
 Cada grupo apresenta seu trabalho em10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário