ATIVIDADE 4.1. “Currículo,
projetos e tecnologia”
FÓRUM: Ler a entrevista “Pedro
Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI” (no guia do
cursista) e a poesia: “Mãos dadas” de Carlos Drummond de Andrade
(disponível no link, no conteúdo do módulo).
Elaborar uma síntese. Postar no
fórum “Currículo, projeto e tecnologia” e comentar dos colegas.
ATIVIDADE 4.2 “Socializando uma
experiência com projeto em sala de aula”
Você já vivenciou
uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula? Ou conhece
alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula? Nessa
atividade, cada participante deverá descrever uma experiência
vivenciada ou conhecida de trabalho com projetos em sala de aula
envolvendo o uso de tecnologias.
-Elaborar um texto descritivo, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Digite no Broffice, salve com um nome que facilite a sua identificação (ex: nomeativ_4). Postar na Biblioteca no Tema: Socialização e subtema: Atividade 4.2
ATIVIDADE 4.3 “Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo”
BIBLIOTECA: Elaborar um plano de aula conforme roteiro disponível no Portal
do Professor. Postar na Biblioteca com o tema: Plano de aula e
subtema: Atividade 4.3
FÓRUM: -Ler e comentar no fórum:
“Projetos de trabalhos em sala de aula” pelo menos 2 trabalhos
postados por colegas na biblioteca.
ATIVIDADE 4.4.
“Conceito de currículo e
o processo de integração
de tecnologias ao
currículo”
Ler os seguintes artigos disponíveis no guia do cursista: “Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática”; “Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo”; “Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações; “A tecnologia é uma estratégia”.
Ler os seguintes artigos disponíveis no guia do cursista: “Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática”; “Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo”; “Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações; “A tecnologia é uma estratégia”.
BIBLIOTECA:
Após a leitura dos artigos indicados, apontar as idéias principais, buscando responder as seguintes perguntas:
- O que é currículo?
Após a leitura dos artigos indicados, apontar as idéias principais, buscando responder as seguintes perguntas:
- O que é currículo?
- Quais as contribuições das
tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como integrar efetivamente as
tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como desenvolver projetos no âmbito
do currículo?
Registrar suas respostas com o uso
de editor de texto, salvar com o nome forma: ativ_4_seunome. e Postar
este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4",
sub-tema "Ativ-4 Conceitos_Curriculo e TIC”.
ATIVIDADE 4.5. “Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias”
-Navegue no Portal do Professor, clique na opção Interação e Colaboração e explore as diferentes áreas de interação e colaboração (chats, blogs, etc).
- Pesquise na internet a existência
de outros projetos curriculares com o uso de tecnologia e crie uma
apresentação com 3 slides para expor no momento presencial.
Link de apoio: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/
Nenhum comentário:
Postar um comentário